1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Mais de metade do software usado em Portugal é pirata
O 7º estudo Global Software Piracy, da Business Software Alliance (BSA), revela que 54% do software usado em Portugal, durante 2009, foi obtido mediante cópias ilegais.

Um comunicado da Associação Portuguesa de Software (Assoft), sublinha que o impacto da pirataria de software  registou, em Portugal, um crescimento de 16% de 2008 para 2009.

O estudo da BSA estima que as produtoras de software tenham perdido 174 milhões de euros com as cópias ilegais que circularam no mercado nacional durante 2009. A estas perdas juntam-se os 34 milhões de euros que o estado português não terá cobrado por via do IVA.

De acordo com o mesmo estudo, a indústria tecnológica mundial perdeu 51 mil milhões de euros com a pirataria de software durante 2009. O estudo da BSA revela que 43% do software usado no mercado mundial é pirata.

No seguimento deste estudo, a BSA recomenda ao estado português campanhas de consciencialização junto da população, alteração do actual quadro legal, reforço dos meios para aplicação da lei, e a obrigatoriedade de uso de software legal nos organismos estatais.
Fonte Exame Informática

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech